Avançar para o conteúdo principal

MILAGRES E FILOSOFIA DA RELIGIÃO


MILAGRES E FILOSOFIA DA RELIGIÃO
Escrito por: Prof. Alberto João Ferreira (Domus Oikos)
Para o dia de hoje a nossa  equipa pesquisou mais um artigo que faz uma radiografia do evangelho nos dias de hoje confira o texto de autoria do Prof. Alberto João Ferreira (Domus Oikos)
Pra conhecimento de alguns a filosofia estuda vários ramos da vida e por isso existem muitas disciplinas filosóficas tais como filosofia de direito, filosofia política, filosofia das ciências, lógica, epistemologia, filosofia da história, história da filosofia, filosofia sobre Deus (filosofia de religião), antropologia filosófica, filosofia dos valores (axiologia), ética, filosofia da arte (estética), filosofia do conhecimento (gnoseologia), filosofia da educação, filosofia da cultura, filosofia da linguagem, filosofia do ser (ontologia).
Hoje vamos falar da filosofia sobre Deus ou Filosofia da Religião.
A palavra religião provém do latim que quer dizer re+ligar (ligar de novo). As Religiões Reveladas são aquelas em que Deus se revela através dos seus enviados ou profetas pra indicarem o caminho a ser seguido pra a redenção (salvação).
 As religiões reveladas são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. A vida de Deus, a existência, a realidade não é dada a conhecer ao homem. O homem não conhece os mistérios da realidade tanto menos consegue responder perguntas fundamentais sobre si mesmo: porquê existe? De onde vem e pra onde vai? Que sentido tem a sua existência? Qual é a origem do real. Por isso Deus (o ser transcendental) envia os profetas pra dizer a realidade sobre Deus e o sentido da vida pra a redenção de todos homens dado o facto de terem pecado na génese da sua própria existência com Adão e Eva (primeiros humanos). Mandou Abrão e Moisés pra o povo judeu, mandou  Jesus pra os cristão e mandou Maomé pra os muçulmanos.
Estes mensageiros foram desacreditados na transmissão de mensagens divinas. Pra serem acreditados como prova que traziam mensagens divinas operavam milagres. Sabemos pelas descrições bíblicas e historiografia bíblica de que Moisés dividiu o mar pra fazer passar os hebreus, mandou praga pra o Egipto etc. Jesus transformou a água em vinho, fez ver cego, ressuscitou o Lázaro etc.
Embora eu não tenha conhecimento de operação de milagres sobre Maomé não obstante testemunham o carácter transcendental do profeta. Deve ficar claro de que Deus não mandou os profetas com missão fundamental de fazerem milagres, mas sim de salvar os homem do pecado original e assim merecerem o paraíso (a vida excelsa).
As mensagens dos profetas são comuns em todas religiões que são valores espirituais: viver honestamente, amor, solidariedade e todas virtudes necessárias. Não roubar, não cometer adultério, não cobiçar coisa alheia etc.
Vamos falar da Filosofia da Religião e sobre a existência de Deus. Não existe um conhecimento total sobre Deus e Ele mesmo se define como aquele que É. Uma tautologia que não esclarece sobre o seu ser. As vezes é descrito nos livros sagrados (antigo testamento, Novo testamento e corão) como a A e Z (início e fim ou simplesmente como a Alfa e Omega).
Embora tenha mandado os profetas o mistério sobre Deus continua velado ao homem, tudo está no grande mistério da fé. Conjugado a não conhecimento sobre Deus está a ânsia natural do homem de ligar-se a um transcende. Daqui os delinquentes se aproveitam. Também as ciências modernas (ciências empíricas tais como física ou astrologia) não conseguem falar cientificamente de Deus.
A partir dos século XVII com o iluminismo (corrente filosófica que acredita na razão humana) começa-se a investigar se Deus existe realmente ou não procuraram perceber porquê em todas sociedades os homens procuram um Deus?
Descartes, Pascal, Kiekegaard e outros incluindo Blondel chegam a conclusão de que Deus existe porque nada se explicaria sem uma Razão Universal. Antes dos iluministas São Tomás tentou fornecer provas ou vias da existência de Deus e Santo Anselmo apresentou as provas ontológicas sobre Deus. Mas Feurbach, Karl Marx, nietzsche e Freud preferem dizer que Deus não existe e as religiões são formas ou produto dos homens. No caso do filósofo alemão Feuerbach, colega de Marx, afirmava que não existe nada além da matéria, a realidade é imanente.
Os espíritos e Deus são criação da ânsia humana e o medo do vazio e da morte. E sentencia que não é Deus que criou o homem, mas o contrário.
Marx por sua vez vê que as religiões sempre foram instrumentalizadas pra a defesa dos interesses de uma classe. As religiões funcionam como a droga pra enganar os não esclarecidos. Por isso diz que é "ópio do povo". Freud, por sua vez, considera que as religiões são uma forma de doença. Curada a patologia desaparece todas formas religiosas no coração do homem.
O que me leva a escrever hoje está relacionado com a falsa ressurreição que ocorreu na África do Sul e milagres que ouvimos falar e por todos os lados só se fala de milagres como missão das igrejas.
E bom sabermos que os milagres feitos pelos profetas serviam pra demonstração de que existe um ser transcendental. Não está escrito em nenhum livro sagrado que as igrejas seriam transformadas em fábricas de milagres. Ou que a fé esteja baseada em milagres.
O aproveitamento e instrumentalização de Deus e das igrejas fazem parte dos tempos modernos quando se corre desenfreadamente pra os bens materiais e o dinheiro.
Os profetas trouxeram mensagens pra que os homens vivam correctamente pra merecerem o paraíso cultivando a honestidade, integridade, solidariedade, valores da irmandade, e todos valores éticos. Mas hoje as igrejas no lugar de promoverem valores éticos e espirituais promovem o dinheiro e bens materiais. As igrejas são transformadas em fábricas que produzem dinheiros supostamente trazido por milagres. Os seus pastores vivem em mansões, tem aviões e carros de luxos... Jesus e os profetas da bíblia foram todos simples sem um tostão no bolso.
O uso instrumental está no facto de não ser possível haver um conhecimento fundado sobre Deus, Deus continua sempre um mistério pra o homem. por isso os pastores aproveitam este facto unido a fraqueza humana de procurar significado sobre a própria vida que se deparam com charlatães, burladores e ladrões.
As igrejas evangélicas estão a multiplicar-se em países pobres com elevada taxa de analfabetismo. Os pregadores estudam a psicose social e o sofrimento da gente pra dizer que traz remédio e milagres em abundancia pra deste modo recolher o pouco que os pobres tem pra irem construir mansões e carros de luxos. Não se deixem enganar irmãos. O Brasil é o maior criador do cristianismo evangélico falsos, em África está a Nigéria e África do Sul no topo que inventa religiões e em nome de Cristo começar a pilhar e roubar incluindo com vergonha como está de ressuscitar os mortos.
No lugar de promover bens espirituais (honestidade, bondade, solidariedade, hospitalidade, amor ao próximo) passa maior parte do seu tempo a falarem de dinheiro prometendo as pessoas que serão ricas. Isso é mentira.
Quem quer ser rico será pelo trabalho e Deus não deve ser usado.
Gospel Mahungu
pelo progresso do gospel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

QUEM É SHEPHERD BUSHIRI

  Shepherd Bushiri (nascido em 20 de fevereiro de 1983) também conhecido como Major 1 ou Profeta Shepherd Bushiri, é um pregador cristão do Malaui, palestrante motivacional, autor e empresário de Malaui. Ele fundou e lidera uma igreja evangélica cristã não denominacional conhecida como Enlightened Christian Gathering. A igreja tem sede em Pretória , África do Sul, com filiais em outros países africanos e ao redor do mundo. Dezenas de milhares de pessoas são atraídas para a igreja todos os dias. Ele descreve a igreja como um Ministério Profético baseado no princípio de que "Deus cuida e ama as pessoas e deseja falar diretamente com elas".   Bushiri também dirige uma empresa de investimento global, a Shepherd Bushiri Investments, com sede em Sandton, perto de Joanesburgo , com interesses em mineração, imóveis, uma companhia aérea e outras empresas empresariais. De acordo com Bushiri, ele se aventurou no negócio para sustentar sua família, pois não acredita que a igreja deva sus

Os dez cantores mais populares de Moçambique

Conheça os cantores de música gospel moçambicano mais destacados A nossa equipa hoje decidiu preparar uma lista de (10) dez cantores mais popular da música gospel moçambicana. Em Moçambique o género de música gospel ainda encontra-se numa fase embrionária, contudo vários são cantores que tenta a todo custo firmarem-se neste mercado em fase de crescimento o que constitui uma oportunidade. Mas o maior desafio que os cantores encontrem é a falta ou a existência de poucos programas televisivos deste género, em Moçambique apenas  existe  só  um programa gospel e que pela ironia só está no canal da Televisão de Moçambique, (TVM). “Ressonâncias” é o único programa nacional que tem-se dedicado na promoção de música e cantores gospel nacional. Também importa realçar que Moçambique conta com três (3) canais televisivos exclusivamente evangélicas. Enfim, vamos a lista por n ó s seleccionada, esta lista não obedece nenhum estudo feito apenas sendo uma sequência feita pela nossa eq