Foto: Igreja Zione Mafambisse |
Escrito por: Professor Catedrático
Jubilado, Presidente do Conselho Científico do Centro de Estudos Africanos da
Universidade Eduardo Carlos Serra
A nossa equipa depois de ter constatado que pairam muitas
duvidas sobre a Igreja Zione decidiu pesquisar e partilhar com os seus seguidores
algo que descreva essa igreja, leia e deixe os seu comentário sobre mitos e
verdades da igreja Zione.
Os Mazione têm as suas
modestas casas de culto na periferia das cidades. O seu público é fundamentalmente
feminino. Acredita-se que as mulheres são mais facilmente atingíveis pela acção
dos maus espíritos. Estes são considerados responsáveis pelos quatro grandes
tipos de problemas apresentados pelos crentes: doenças, desemprego, custo de
vida (incluindo a falta de dinheiro para ir às consultas hospitalares) e
desavenças familiares. Porém, é imperativo ter conta quanto elas acarretam com
o fardo da infidelidade dos maridos, da gestão dos filhos e da sobrevivência do
lar.
Muitas vezes e crescentemente, são chefes de
família. Na realidade, as mulheres são sempre as mais atingidas pelas
transformações sociais em curso.
A recriação do universo da solidariedade tradicional e da família alargada, o apelo a crenças, a entidades e a imputações causais populares, a simplicidade cultual, a confissão pública e catárquica e a promessa de cura divina atraem muitos crentes, regra geral de origem humilde, que frequentemente não têm com que pagar as consultas hospitalares. Aparentemente as pessoas vão primeiro aos Mazione e só depois aos hospitais.
As Igrejas Zione assumem, assim, um triplo papel: o da reconstituição e da ampliação modernas da família, o de uma recuperação do sentido da vida e da solidariedade e, finalmente, de um neo-regresso às figuras tutelares da causalidade das sociedades de sentido múltiplo, como Tobie Nathan as intitula[*].
A recriação do universo da solidariedade tradicional e da família alargada, o apelo a crenças, a entidades e a imputações causais populares, a simplicidade cultual, a confissão pública e catárquica e a promessa de cura divina atraem muitos crentes, regra geral de origem humilde, que frequentemente não têm com que pagar as consultas hospitalares. Aparentemente as pessoas vão primeiro aos Mazione e só depois aos hospitais.
As Igrejas Zione assumem, assim, um triplo papel: o da reconstituição e da ampliação modernas da família, o de uma recuperação do sentido da vida e da solidariedade e, finalmente, de um neo-regresso às figuras tutelares da causalidade das sociedades de sentido múltiplo, como Tobie Nathan as intitula[*].
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[*]Quer dizer, por contraposição às "sociedades de universo
único", sociedades onde a causalidade é plural e jamais mecânica ou
isolada. Veja Nathan, Tobie,
Manifeste pour unepsychopathologie
scientifique, in Nathan, Tobie et Stengers, Isabelle, Médecins et sorciers. Paris: Institut d'Édition Sanofi-Synthélabo, 1999, p.10 e passim.
Gospel Mahungu
pelo progresso do gospel
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