Justino Machai Justino Boaventura Machai, tem 31 anos de idade, oficialmente Casado e pai de 2 filhos, natural da cidade de Maputo– Província de Maputo. Vem de uma família simples e humilde. Desde muito jovem sempre trabalhou no sentido de colocar sua família em óptimas condições de vida, o desejado por qualquer jovem da sua idade era ter uma vida estável financeiramente e os seus pais não conseguiam colocar a família nessas condições.
Por isso, logo após o ensino primária ingressou no ensino técnico-profissional, onde cursou Química Analítica no nível básico e Médio no Instituto Industrial de Maputo e a posterior ensino de Biologia na Universidade Pedagógica. Após essas formações, teve o seu primeiro emprego no Hospital Militar de Maputo como Analista Químico, onde por certas razões teve de sair e ingressei na Açucarreira de Xinavane como Analista Químico onde também pelas exigências da vida teve de sair e foi à Refreigerantes Spar ( Coca-Cola Sabco) onde trabalheou como supervisor de Qualidade de Bebidas enlatadas da Coca-cola, onde também pelas exigênias da vida teve de sair e abraçar novamente a carreira de Analista Químico no Ministério de Saúde, onde actualmente exerce funções de Chefe de Repartição de Parasitologia Molecular no Instituto Nacional de Saúde ( INS).
É um jovem que sempre teve uma paixão pela música e sempre teve um contacto directo com esta arte. Em 2003 foi nomeado para dirigir música no departamento dos Júniores (adolescentes) na Igreja Evangélica Amor de Deus, igreja onde foi nascido e congregou juntamente com a sua família. No ano seguinte, em 2004 a igreja pagou um curso de regência numa escola de música, era o seu primeiro contacto com as notas musicais de forma mais organizada e com um aprendizado mais profundo em relação a habilidade que ele tinha de escrever, organizar as vozes e ensinar. Começava aqui um longo percurso que marcaria a sua vida e mudaria o rumo da sua história na música.
Durante dois anos após a formação ajuntou-se a vários grupos de música, pois na altura isso estava na moda. Mas juntamente com alguns amigos e professores de música da Igreja do Nazareno Maputo Central formaram um coro só de vozes masculinas denominado Arca da Aliança e ele tornou-se um dos maestros.
Já em Abril de 2006 ajuntou-se ao conceituado na praça nacional e internacional CORAL ECUMÉNICO ELOI, e logo foi colocado no departamento de música por causa das habilidades e conhecimento demonstrado durante algum tempo da sua estadia no coral.
Através do Eloi teve contacto com personalidades tão grandes na música gospel nacional e internacional, onde cheguou a fazer coros para a Rebeca Malope. Passado alguns anos tornou-se maestro principal do Eloi e onde cheguou a ter contactos directos com artistas de música gospel como o maestro Lindelane Mkhize do Joyous Celebrations, Sfiso Ncwane, Sipho Makhabane, Kgotso, Neyi Zimu, Pastor James, Odwa, Omega Khunou, Solly Mahlangu entre outros.
Sempre teve a paixão de escrever e cantar, onde chegou a ganhar a alcunha de Jabu por causa do seu timbre vocal e sempre gostou de trazer à actualidade hinos (tradicional song´s) que os seus pais, avós e até pastores cantavam antigamente e fazendo dessa forma com que esses sejam imortais.
Em 2007, tive o seu concerto gospel à solo com direito a banda completa, som e luz de extema qualidade e assim iniciava a sua carreira a solo em gospel.
Já em 2010 voltou à escola de música onde foi cursar bateria, que na verdade é um dos instrumentos musicais que é sua paixão e em 2019 à convite do seu amigo maestro e pastor Joshua Sitoe juntou-se a RARE FORM onde até então faz parte.
Com a graça de Deus está a gravar um álbum e já tem sino trabalhos já prontos e que espera colocar no Mercado até o final do ano.
Comentários
Enviar um comentário