Avançar para o conteúdo principal

JEOVÁ OU ALLAH: MESMO DEUS?

 

Jeová ou allah: Mesmo Deus?

É comum ouvir dos nossos amigos muçulmanos que allah significa Deus em Árabe, que eles creem no mesmo Deus e até mesmo em Jesus Cristo, tal como nós cristãos. À prior, há muita informação  que pode-se parecer com a verdade, nesta superfície de informação, como por exemplo o termo allah significar deus em Árabe e Jesus Cristo ser o mesmo descrito como Isa no alcorão, etc. No entanto torna-se evidente a diferença à medida que vai se a fundo nesta comparação assim como veremos mais adiante e em outros estudos.

É comum também ouvir e ver pessoas a dizerem que não importa a religião, é o mesmo Deus, alguns também dizendo que os muçulmanos são melhores, bem organizados e que se envergonham do seu lado cristão. É triste como a ignorância pode levar a certos posicionamentos de alguns, que se intitulam cristão, e que nesta mesma ignorância dão apreciação e exaltam o inimigo da fé à posições elevadas sem dar conta que muitos são os que vivem na dúvida da verdade entre religiões e que ao ver uma posição de um líder, este pode influenciá-los a tomar uma decisão que pode custá-los a sua salvação escolhendo o que não é “vergonhoso”.

Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, Deus encarnado, advertiu-nos da vinda de falsos profetas que enganariam o seu povo, até mesmo os eleitos. Não nos admiremos que alguns eleitos vendam a sua salvação em troca de uma mulher dos Cananeus.

• Mateus 24:24

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que,

se possível fora, enganariam até os escolhidos.” ARC 2009

• 1 João 2:18

“Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos

se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.” ARC 2009

Neste artigo, iremos apenas focar a nossa atenção na possível verdade da igualdade - semelhança ou diferença entre Jeová e allah, deixando as outras comparações para as próximas ocasiões desta analogia. Importa referir que a comparação irá basear-se exclusivamente em quem Jeová é nas revelações sagradas como o Torá (Bíblia Hebraica a qual o islão acredita ter sido atribuída a Moisés) e na Bíblia Cristã (‘Torá’-Velho e Novo Testamento ou Gospel segundo o islão - Enjil e que acredita ser um livro dado a “jesus-Isa-o profeta do islão” assim como o primeiro foi dado a Moisés). Comparações e discussões de mais pormenores em relação a verdade sobre estas posições e sobre os livros sagrados poderão ser discutidos também num futuro breve. Para começar, o islão surge cerca de 1400 anos atrás, através de um homem chamado Muhammad que acredita-se ter vivido entre 570DC – 632DC, ou seja, o islão surge cerca de meio milénio depois do cristianismo. 

Na época o cristianismo já havia se espalhado até mesmo para a Arábia, terra natal de Muhammad - fundador do islão. Há contos que retratam que Muhammad era praticante do cristianismo e com influências judaicas antes de ter as supostas revelações que o tornaram conhecido como é hoje conhecido no mundo islâmico. Conta-se que Muhammad recebera suas revelações através de um anjo, que eles presumem ser “o Anjo Gabriel”, que lhe apareceu pela primeira vez em uma caverna. Este anjo apertou o pescoço de Muhammad forcando-o a ler, sendo que o mesmo não sabia ler nem escrever. O que nos leva a questionar: como é que um Anjo enviado pelo Deus Altíssimo não sabia que Muhammad era iletrado!!!?

Muhammad centrou-se em ensinar que Deus é apenas um, não tem filho e que não pode se associar a uma outra entidade como divindade, e que aqueles que acreditam na trindade comentem o maior dos pecados contra allah. 

Muhammad ensina aos muçulmanos a negar a divindade de cristo e a negar que Cristo é filho de Deus, e a estes a bíblia chama-os Anticristos! 

Quinhentos anos antes de Muhammad nascer, a Bíblia já nos dizia que quem negar o Pai e o Filho, vestia então a farda do inimigo cristão, o anticristo. Vamos através desta fundação analisar o que o alcorão diz sobre allah em comparação com o Deus verdadeiro bíblico, mas antes de mais vamos entender melhor o que a bíblia diz nos sobre o anticristo.


Quem é o Anticristo?

Vamos desta forma alinhar alguns pilares para a construção de uma estrutura sólida na nossa discussão, que nos permitirá distinguir se de facto se trata ou não da mesma linhagem religiosa com raízes no nosso pai Abraão.

A palavra original em grego para “anticristo” pode ter dois significados:

• Pode significar “contra Cristo”, no sentido de uma pessoa ou um certo poder estar em oposição ao trabalho de Cristo.

• Ou a palavra poder significar “em vez de Cristo”, no sentido de uma pessoa ou um certo poder “tomar o lugar de Cristo”, ou ser uma “imitação de Cristo”.

Deus diz que além da vinda de um anticristo especial (com as características descritas em Apocalipse 13), haviam muitos outros anticristos em existência durante a era da Igreja primitiva.

A Bíblia diz-nos aos 1 João 2:19 e 26:

“Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido connosco... Estas coisas vos escrevo à respeito daqueles que vos querem enganar.” ARC 2009



De acordo com a Palavra de Deus, anticristos eram falsos Cristãos que se haviam separado do grupo dos verdadeiros crentes. Eram mentirosos que afirmavam que Jesus não era o Messias.

A Bíblia diz-nos aos:

• 1 João 2:22

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.”

2 João 1:7

“Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador é o anticristo.”

Os anticristos não são ateus nem pagãos que estão lutando apenas contra Jesus. São indivíduos que estão pregando um evangelho, mas que não é o verdadeiro. É um ‘evangelho diferente’.

A Bíblia diz-nos aos

• 2 Coríntios 11:4, 13-15

“Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”

Há que se questionar se o tal anjo que apareceu para Mohammad se trata do mesmo anjo disfarçado o que a bíblia sagrada menciona na escritura acima!!!

Usaremos então estas bases para começar a nossa análise do que o alcorão nos diz acerca do Pai e do Filho, Jesus Cristo. Vamos observar o que o Judaísmo e o Cristianismo estabelecem em relação à Deus como Pai. O Deus da Bíblia é de fato um Pai para o Seu povo. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, vemos Deus se revelando e se descrevendo a Si mesmo como um Pai. 


Bíblia

1. Deuteronómio 32:6

“Recompensais, assim, ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu Pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?”

2. Isaías 63:16

“Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão nos não conhece, e Israel não nos reconhece. Tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor desde a antiguidade é o teu nome.”

3. Salmos 2:7

O rei diz: “Anunciarei o que o SENHOR afirmou. O SENHOR me disse: ‘Você é meu filho’; hoje eu me tornei seu pai.”

4. Mateus 6:9

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.”

5. Romanos 8:15

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”

6. João 3:16

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A bíblia é muito clara em relação à descrição de Jesus Cristo como Filho único gerado em Deus, não criado, mas existente na trindade desde antes da fundação dos séculos.

É evidente que Jeová, o Deus da Bíblia é um Pai para nós e tem-nos como Seus filhos por adoção na fé em Jesus Cristo. Agora vejamos o que nos diz o alcorão.

Alcorão

De salientar que o alcorão está organizado em capítulos e versos denominados surah/surats e ayah/ayats, respetivamente. Começaremos a analise por:

1. Surah 5:18

“Os judeus e os cristãos dizem: Somos os filhos de Deus e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados? Qual! Sois tão-somente seres humanos como os outros! Ele perdoa a quem lhe apraz e castiga quem quer. Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra e tudo quanto há entre ambos, e para Ele será o retorno.”

Podemos ver no versículo do alcorão acima mencionado que Muhammad/ “Maomé” se recusou a aceitar Cristãos e Judeus como filhos de Deus porque Ele os disciplinou. No entanto, tanto a Bíblia do Antigo quanto do Novo Testamento ensina-nos que um pai amoroso disciplina seus filhos. Isto podemos constatar nos seguintes versículos bíblicos:

• Hebreus 12:7-11

“Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. 9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.”

• Jeremias 31:18-19

“Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o SENHOR, meu Deus. 19 Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento; e, depois que me conheci, bati na minha coxa; fiquei confuso; sim, envergonhei-me, porque suportei o opróbrio da minha mocidade.”

Muhammad/Maomé cresceu sem pai. Seu pai morreu antes de seu nascimento, sua mãe morreu quando ele tinha seis anos. Muhammad viveu primeiro com seu avô e depois com seu tio. Pode ser que ele não tenha sido disciplinado por seu tio que o criou. Sendo este o caso, ele pode ter perdido aspetos valiosos do um relacionamento entre um Pai e um filho. Os pais que amam seus filhos os disciplinam. Por Deus amar o Seu povo, Ele irá discipliná-los para o seu próprio bem!

O alcorão é repleto de “revelações” nas quais Muhammad e allah negam a possibilidade de Deus ter filhos ou ser pai do seu povo, assim com descrevem os versos seguintes:

2. Surah 19:88-92

“Aqueles que dizem: 'O Senhor da Misericórdia gerou um filho', pregam uma falsidade monstruosa, na qual os próprios céus podem rachar, a terra se despedaçar e as montanhas se desintegrar em pó. Que atribuam um filho ao Misericordioso, quando não cabe ao Senhor da Misericórdia gerá-lo!”

3. Surah 23:91

Deus não teve filho algum, nem jamais nenhum outro deus compartilhou com Ele a divindade! Porque se assim fosse, cada deus ter-se-ia apropriado da sua criação e teriam prevalecido uns sobre os outros. Glorificado seja Deus de tudo quanto descrevem!

4. Surah 37:151-152

“Ora, por certo, entre suas mentiras, dizem: "Allah gerou". E, por certo, são mentirosos.” 

É interessante como a falta de conhecimento pode nos levar a morte espiritual e a rejeição de Jesus, a bíblia diz nos no livro de Oseias 4:6:

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Uns envergonham-se de ser cristãos, outros vendem a sua alma para este deus estrangeiro, crendo tratar-se apenas de um caminho paralelo ao mesmo Deus e tão pouco cultivam a veracidade do que ouvem dizer. A fê cristã ensina-nos a não ter esta fé sega, mas a testar todo espírito, e a examinar as escrituras:

• 1 João 4:1-3

“Amados, não acreditem em todo espírito, mas ponham-no à prova para ter a certeza de que o espírito vem de Deus, pois há muitos falsos profetas no mundo. 2 Assim sabemos se eles têm o Espírito de Deus: todo espírito que reconhece que Jesus Cristo veio em corpo humano é de Deus, 3 mas todo espírito que não reconhece a verdade a respeito de Jesus não é de Deus. Esse é o espírito do anticristo, sobre o qual vocês ouviram que viria ao mundo e, de fato, já está aqui.” NVT

• Actos 17:11

“Os judeus que moravam em Bereia tinham a mente mais aberta que os de Tessalónica e ouviram a mensagem de Paulo com grande interesse. Todos os dias, examinavam as Escrituras para ver se Paulo e Silas ensinavam a verdade.” NVT

 

Conclusão

O Islão não tem um deus pai como temos em Cristo Jesus. O que acabamos de ver é que o deus do Islão não é o mesmo Deus que os cristãos adoram. Ele é completamente diferente do Deus revelado nas escrituras sagradas a mais de 2000 anos antes do nascimento de Muhammad. O deus do Islão não é um Deus Único. Ele não é um pai, é um ser incapaz de amar como o verdadeiro Criador revelou-se desde o início da Sua criação. É um poder espiritual do maligno, que aterrorizou Muhammad e o fez casar-se com Ayisha, uma criança de 6 anos e o levou a consumar o casamento quando ela tinha apenas 9 anos - assunto à ser abordado em próximos artigos.


Siga nossa página: https://www.facebook.com/PeloProgressoDoGospel

GospelMahungu

Pelo Progresso do gospel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

QUEM É SHEPHERD BUSHIRI

  Shepherd Bushiri (nascido em 20 de fevereiro de 1983) também conhecido como Major 1 ou Profeta Shepherd Bushiri, é um pregador cristão do Malaui, palestrante motivacional, autor e empresário de Malaui. Ele fundou e lidera uma igreja evangélica cristã não denominacional conhecida como Enlightened Christian Gathering. A igreja tem sede em Pretória , África do Sul, com filiais em outros países africanos e ao redor do mundo. Dezenas de milhares de pessoas são atraídas para a igreja todos os dias. Ele descreve a igreja como um Ministério Profético baseado no princípio de que "Deus cuida e ama as pessoas e deseja falar diretamente com elas".   Bushiri também dirige uma empresa de investimento global, a Shepherd Bushiri Investments, com sede em Sandton, perto de Joanesburgo , com interesses em mineração, imóveis, uma companhia aérea e outras empresas empresariais. De acordo com Bushiri, ele se aventurou no negócio para sustentar sua família, pois não acredita que a igreja deva sus

Os dez cantores mais populares de Moçambique

Conheça os cantores de música gospel moçambicano mais destacados A nossa equipa hoje decidiu preparar uma lista de (10) dez cantores mais popular da música gospel moçambicana. Em Moçambique o género de música gospel ainda encontra-se numa fase embrionária, contudo vários são cantores que tenta a todo custo firmarem-se neste mercado em fase de crescimento o que constitui uma oportunidade. Mas o maior desafio que os cantores encontrem é a falta ou a existência de poucos programas televisivos deste género, em Moçambique apenas  existe  só  um programa gospel e que pela ironia só está no canal da Televisão de Moçambique, (TVM). “Ressonâncias” é o único programa nacional que tem-se dedicado na promoção de música e cantores gospel nacional. Também importa realçar que Moçambique conta com três (3) canais televisivos exclusivamente evangélicas. Enfim, vamos a lista por n ó s seleccionada, esta lista não obedece nenhum estudo feito apenas sendo uma sequência feita pela nossa eq