Avançar para o conteúdo principal

SANGUE NAS ESTRADAS NACIONAIS: PACTOS DO SANGUE ENVOLVENDO AS TRANSPORTADORAS, IRRESPONSABILIDADE DOS AUTOMOBILISTAS OU OCULTISMO

 


SANGUE NAS ESTRADAS NACIONAIS: PACTOS DO SANGUE ENVOLVENDO AS TRANSPORTADORAS, IRRESPONSABILIDADE DOS AUTOMOBILISTAS OU OCULTISMO.

De forma sistemática e inusitante, temos sido informado a ocorrência de vários acidentes nas estradas nacionais de Moçambique, de acordo com as informações vinculadas por vários órgãos de informação, com dados atualizados,  o trágico acidente deste sábado em Manhiça na zona de Maluana, envolvendo a transportadora Nhacale tirou a vida de pelo menos  34 pessoas e deixou  40 feridos, deste, associam se tantos outros acidentes envolvendo a mesma transportadora assim como tantas outras ao longo das estradas nacionais.

Por ser isso recorrente e ou sistemático, levou me a reflexão, para compreender o que pode estar por detrás deste fenómeno, que ocorre de forma repetida e  em curto espaço de tempo. Para explicar os acidentes os especialistas apontam várias causas podem ser levantadas, desde as causas:

a) Humanas

Estas estão relacionados a excesso de velocidade e uma condução imprudente.

b) Factor Veículo

Que dizem respeito ao estado do próprio veículo, suas condições para realizar ou não uma determinada viagem,  ou seja a condição técnica do próprio veículo.

c) Factor vias de acesso

A disponibilidade, ou as condições em que uma determinada via se apresenta, pode ou não provocar um acidente,  falamos, se está ou não degradada, se está ou não sinalizada devidamente, incluindo a questão de controle por parte de agentes da lei e ordem.

Para o tema que nos foi acima proposto, proponho uma análise profunda e minuciosa do assunto, a destacar uma Dimensão que várias vezes tem sido deixado de fora, até certo ponto ignorado tanto pela sociedade como por gestores públicos ou actores políticos,  a Dimensão da qual me refiro é a espiritual! Pode não fazer sentido, mas tão certo como há noite e dia, a questão espiritual influência no decurso da vida humana e do Desenvolvimento das sociedades,  para o bem como para o mal.

Segundo o Dualismo, uma corrente filosófica enquanto que Teológica, corrente que se desenvolveu na base das ideias de Platão, segundo o qual, o mundo é dividido em duas esferas, a primeira diz respeito a inteligível e a outra sensível, a inteligível era o mundo superior, já que era o mundo da sabedoria e do conhecimento. O mundo sensível é o mundo onde nos relacionamos através dos nossos sentidos, o que vivemos de forma material, o mundo das aparências. Na base dessa perspectiva acredita-se também na existência de dois mundos espirituais, um de bem outro de mal, ou seja, no campo teológico o Dualismo acredito na existência do bem e do mal, Deus e diabo, ambos operam na Dimensão espiritual, um agindo para o bem e outro agindo para o mal e desgraça da raça humana.

Nesta senda,  faz sentido destacar que, olhando esse assunto numa Dimensão espiritual vamos perceber que:


1. O Senhor não é Deus desta Nação.

Acidentes acontecem, em quase todo mundo, mas há casos já extremamente exagerados que devem nos levar a reflexão tal como é o caso da nossa nação que acontecem de forma cíclica, sim o Senhor não é Deus desta nação!

O acto de consagrar ou dedicar um bem, objeto ou indivíduo a uma entediada, significa que: Damos permissão, legitimidade ou legalidade de tal entidade dirigir e ou  comandar e controlar o que a essa entidade consagramos, nossas estradas e infraestrutura durante as cerimónias de inauguração são visivelmente dedicados aos nossos antepassados “demónios ou diabo” para os controlar, o que se pode esperar? A bíblia ensina:

“Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa?  Não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demónios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demónios.” 1 Coríntios 10.19-20

Ou seja,  as nossas estradas e infraestruturas estão entregue a demónios e não a Deus, são controlados por demónios e não por Deus, como consequência são acidentes cíclicas que conseguimos ver.

2. Somos vítimas de homens gananciosos que querem riquezas a todo custo.

A riqueza de um indivíduo pode ser lícita,  quando adquirida de forma honesta e resultou de uma abnegação e um trabalho árduo e com efeitos positivos, mas também pode ser de forma ilícita, quando resulta de pactos com demónios tendo com efeito negativos, a morte de pessoas inocentes, ou por via de meios ilegais como tráfico e contrabando tendo como efeito negativo a prisão ou a morte do indivíduo durante uma perseguição policial.

É por essas vias, que na África em especial Moçambique a maioria das pessoas  tornam-se homens de negócio, pondo em causa a vida dos outros para sustentar os pactos por eles feito como meio de adquirir riquezas, o que pode justificar vários acidentes nas estradas nacionais.

Diante desses factos, há que se olhar para a Dimensão espiritual nos acidentes nas estradas nacionais, e não apenas o factor humano que muito se tem olhado e desprezando os demais principalmente espiritual.  

Também diante dessa situação, a igreja precisa de ser cada vez mais forte, não apenas em orações mas também em influência na esfera pública e política para assumir o controle da situação e colocar Deus como o firme fundamento desta nação, e dominar a Dimensão espiritual da vida desta nação.

Por: Pastor e Teólgo Albino Paulo Manguene

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

Sidney Motice: Jovem Cristão que Inspira a Nova Geração com Evangelização e Empreendedorismo

Sidney Motice, jovem moçambicano, cristão, estudante e empreendedor, tem se destacado na sociedade não só pelo seu talento empresarial, como CEO da empresa “Mais Vendas Motice”, mas também pela sua dedicação à obra de Deus, através da evangelização. Desde 2022, Sidney tem liderado programas de evangelização com o objetivo de alcançar mais almas para Cristo e incentivar outros jovens a se envolverem na missão de pregar o Evangelho. Para ele, a juventude tem um papel fundamental na expansão do Reino de Deus.  “Ainda não começamos. O mundo não espera a vinda de Cristo, o mundo espera a manifestação da Igreja e a Igreja espera a vinda de Cristo! Vamos pregar a palavra de Deus, fomos chamados para cumprir o IDE.” – afirmou Sidney, citando Marcos 16:15. Com uma visão ousada, o jovem revelou que o seu maior sonho é falar de Jesus em todo Moçambique e até aos confins da terra, impactando vidas através da palavra de Deus. Além do compromisso espiritual, Sidney Motice tem se posicionado como uma...

Os dez cantores mais populares de Moçambique

Conheça os cantores de música gospel moçambicano mais destacados A nossa equipa hoje decidiu preparar uma lista de (10) dez cantores mais popular da música gospel moçambicana. Em Moçambique o género de música gospel ainda encontra-se numa fase embrionária, contudo vários são cantores que tenta a todo custo firmarem-se neste mercado em fase de crescimento o que constitui uma oportunidade. Mas o maior desafio que os cantores encontrem é a falta ou a existência de poucos programas televisivos deste género, em Moçambique apenas  existe  só  um programa gospel e que pela ironia só está no canal da Televisão de Moçambique, (TVM). “Ressonâncias” é o único programa nacional que tem-se dedicado na promoção de música e cantores gospel nacional. Também importa realçar que Moçambique conta com três (3) canais televisivos exclusivamente evangélicas. Enfim, vamos a lista por n ó s seleccionada, esta lista não obedece nenhum estudo feito apenas sendo uma sequência feita...