Avançar para o conteúdo principal

NÃO BASTA A MÚSICA FALAR DE DEUS PARA SER EVANGÉLICA

 


NÃO  BASTA A MÚSICA FALAR DE DEUS PARA SER EVANGÉLICA

Por: Pastor e teólogo Albino Manguene

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo , vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2.20

De acordo com o dicionário de significados, Gospel é uma palavra inglesa que significa evangelho. Também utilizada para designar o estilo de música de alguns cultos e celebrações religiosos, a palavra gospel ou evangélica teve origem na comunidade negra norte-americana. Com o passar do tempo, passou a ser um estilo de música  apreciado por pessoas do mundo todo.

A mensagem central da música evangélica é Deus, Jesus e Espírito Santo. Sua mensagem tem como finalidade estimular o ser humano a buscar,  adorar, reconhecer, submeter-se, confiar e depender de Deus em todas situações e circunstâncias.

Nos últimos tempos,  temos assistido no contexto moçambicano um fenómeno,  em cantores que não tem uma forte ligação com o evangelho, ou seja,  que são conhecidos como cantores da música secular, criam composições com mensagem evangélica suas músicas são até cantadas em alguns cultos ou celebrações religiosas.  

Este artigo, surge para tentar perceber e trazer esclarecimentos quanto a esse fenómeno, para que não estejamos distraídos ou desatentos e consumirmos o que é vazio, o que resultou  apenas de uma inspiração sem revelação.

Inspiração geralmente refere-se o meio pelo qual transmitimos uma determinada mensagem.

Revelação diz respeito a forma pela  qual recebemos uma determinada mensagem, a revelação é puramente divina enquanto que a inspiração é humano porém pode ser divinamente influenciada visto que Deus não  é limitado e a ação humana pode precisar, o porém normal é que seja humana mesmo.

Agora, Deus revela e inspira, ou melhor, influência as habilidades humanas.

Quero concluir com isso que uma mensagem pode ser inspirada (puramente humana) e não revelada (puramente divina), porém uma revelação pode vir com uma inspiração. E a revelação é  para propósitos divinos, e Deus usa canais separados para essa finalidade, poucos casos são em que Deus usa pessoas para ação divina sem que ele tenha separado para tal,  porém repito ele não é limitado, porém há que se ter cuidado para não normalizar o que não é normal.  

Vamos a essência! Etimologicamente, Gospel deriva de God-spell, uma palavra do inglês antigo considerada uma supressão das palavras "Go(d)", que significa Deus e "Spell" que indicava o ato de anunciar algo. Esta palavra teve origem no grego euangélion, traduzido para o português como evangelho. Desta forma, gospel significa "boas notícias" ou "boas-novas". Fonte: Dicionário de Significados.

Para anunciar “Spell" é necessário que creia e viva o evangelho, ninguém vende um produto que não usa, pois desconhece sua eficácia e se tal proceder é tolo,  é suposto que todo aquele que canta a música evangélica tenha um relacionamento pessoal com Jesus, mais do que cantar viva o que canta, e suas canções tenham sido  reveladas por Deus e não fruto da sua mera inspiração, e essa pessoa tem um chamado para tal, não seja um honorário, que de vez em quando lembra se de Deus e canta sobre ele.  

Não existe amadores no evangelho, você deve ser do evangelho de Cristo para poder cantar a música evangélica, como Davi disse: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.” Salmos 143.10 o que  importa é estar no centro da vontade de Deus  então, a mensagem em si não basta,  mas importa também o fio condutor da mensagem,  a proveniência ou origem da mensagem.

Todo Cristão é sensível ao que tem nome Deus,  Jesus e Espírito Santo, se você cantar Cristo sem viver o Cristianismo devido a nossa sensibilidade podemos até nos sentir tocados, mas olhando para causa e efeito essa música é vazia e só se preenche a medida que você vive o que canta.

Mais do que decidir cantar música evangélica, deve viver no e o evangelho, ser exclusivamente do evangelho ai a música cantada terá mais sentido e não vazia. Portanto, além de Deus preencher cada nota, tom, ritmo, estrofe e melodia, quem canta deve certificar que foi revelado por Deus, essa é a sua missão, vive o que canta e para quem canta.

 

#Gospelmahungu

Pelo progresso do gospel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

Sidney Motice: Jovem Cristão que Inspira a Nova Geração com Evangelização e Empreendedorismo

Sidney Motice, jovem moçambicano, cristão, estudante e empreendedor, tem se destacado na sociedade não só pelo seu talento empresarial, como CEO da empresa “Mais Vendas Motice”, mas também pela sua dedicação à obra de Deus, através da evangelização. Desde 2022, Sidney tem liderado programas de evangelização com o objetivo de alcançar mais almas para Cristo e incentivar outros jovens a se envolverem na missão de pregar o Evangelho. Para ele, a juventude tem um papel fundamental na expansão do Reino de Deus.  “Ainda não começamos. O mundo não espera a vinda de Cristo, o mundo espera a manifestação da Igreja e a Igreja espera a vinda de Cristo! Vamos pregar a palavra de Deus, fomos chamados para cumprir o IDE.” – afirmou Sidney, citando Marcos 16:15. Com uma visão ousada, o jovem revelou que o seu maior sonho é falar de Jesus em todo Moçambique e até aos confins da terra, impactando vidas através da palavra de Deus. Além do compromisso espiritual, Sidney Motice tem se posicionado como uma...

Os dez cantores mais populares de Moçambique

Conheça os cantores de música gospel moçambicano mais destacados A nossa equipa hoje decidiu preparar uma lista de (10) dez cantores mais popular da música gospel moçambicana. Em Moçambique o género de música gospel ainda encontra-se numa fase embrionária, contudo vários são cantores que tenta a todo custo firmarem-se neste mercado em fase de crescimento o que constitui uma oportunidade. Mas o maior desafio que os cantores encontrem é a falta ou a existência de poucos programas televisivos deste género, em Moçambique apenas  existe  só  um programa gospel e que pela ironia só está no canal da Televisão de Moçambique, (TVM). “Ressonâncias” é o único programa nacional que tem-se dedicado na promoção de música e cantores gospel nacional. Também importa realçar que Moçambique conta com três (3) canais televisivos exclusivamente evangélicas. Enfim, vamos a lista por n ó s seleccionada, esta lista não obedece nenhum estudo feito apenas sendo uma sequência feita...