NÃO BASTA A MÚSICA FALAR DE DEUS PARA SER EVANGÉLICA
Por: Pastor e teólogo Albino Manguene
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo , vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2.20
De acordo com o dicionário de significados, Gospel é uma palavra inglesa que significa evangelho. Também utilizada para designar o estilo de música de alguns cultos e celebrações religiosos, a palavra gospel ou evangélica teve origem na comunidade negra norte-americana. Com o passar do tempo, passou a ser um estilo de música apreciado por pessoas do mundo todo.
A mensagem central da música evangélica é Deus, Jesus e Espírito Santo. Sua mensagem tem como finalidade estimular o ser humano a buscar, adorar, reconhecer, submeter-se, confiar e depender de Deus em todas situações e circunstâncias.
Nos últimos tempos, temos assistido no contexto moçambicano um fenómeno, em cantores que não tem uma forte ligação com o evangelho, ou seja, que são conhecidos como cantores da música secular, criam composições com mensagem evangélica suas músicas são até cantadas em alguns cultos ou celebrações religiosas.
Este artigo, surge para tentar perceber e trazer esclarecimentos quanto a esse fenómeno, para que não estejamos distraídos ou desatentos e consumirmos o que é vazio, o que resultou apenas de uma inspiração sem revelação.
Inspiração geralmente refere-se o meio pelo qual transmitimos uma determinada mensagem.
Revelação diz respeito a forma pela qual recebemos uma determinada mensagem, a revelação é puramente divina enquanto que a inspiração é humano porém pode ser divinamente influenciada visto que Deus não é limitado e a ação humana pode precisar, o porém normal é que seja humana mesmo.
Agora, Deus revela e inspira, ou melhor, influência as habilidades humanas.
Quero concluir com isso que uma mensagem pode ser inspirada (puramente humana) e não revelada (puramente divina), porém uma revelação pode vir com uma inspiração. E a revelação é para propósitos divinos, e Deus usa canais separados para essa finalidade, poucos casos são em que Deus usa pessoas para ação divina sem que ele tenha separado para tal, porém repito ele não é limitado, porém há que se ter cuidado para não normalizar o que não é normal.
Vamos a essência! Etimologicamente, Gospel deriva de God-spell, uma palavra do inglês antigo considerada uma supressão das palavras "Go(d)", que significa Deus e "Spell" que indicava o ato de anunciar algo. Esta palavra teve origem no grego ”euangélion”, traduzido para o português como evangelho. Desta forma, gospel significa "boas notícias" ou "boas-novas". Fonte: Dicionário de Significados.
Para anunciar “Spell" é necessário que creia e viva o evangelho, ninguém vende um produto que não usa, pois desconhece sua eficácia e se tal proceder é tolo, é suposto que todo aquele que canta a música evangélica tenha um relacionamento pessoal com Jesus, mais do que cantar viva o que canta, e suas canções tenham sido reveladas por Deus e não fruto da sua mera inspiração, e essa pessoa tem um chamado para tal, não seja um honorário, que de vez em quando lembra se de Deus e canta sobre ele.
Não existe amadores no evangelho, você deve ser do evangelho de Cristo para poder cantar a música evangélica, como Davi disse: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.” Salmos 143.10 o que importa é estar no centro da vontade de Deus então, a mensagem em si não basta, mas importa também o fio condutor da mensagem, a proveniência ou origem da mensagem.
Todo Cristão é sensível ao que tem nome Deus, Jesus e Espírito Santo, se você cantar Cristo sem viver o Cristianismo devido a nossa sensibilidade podemos até nos sentir tocados, mas olhando para causa e efeito essa música é vazia e só se preenche a medida que você vive o que canta.
Mais do que decidir cantar música evangélica, deve viver no e o evangelho, ser exclusivamente do evangelho ai a música cantada terá mais sentido e não vazia. Portanto, além de Deus preencher cada nota, tom, ritmo, estrofe e melodia, quem canta deve certificar que foi revelado por Deus, essa é a sua missão, vive o que canta e para quem canta.
#Gospelmahungu
Pelo progresso do gospel
Comentários
Enviar um comentário