Por: Filipe Angelina
Inquietação muito comum esta. Se perguntar a um muçulmano devoto se tem certeza ou não de que vai ao céu, a resposta que ele dará será mais ou menos assim: "Não sei. Depende da quantidade das boas obras que eu pratico." Se fizer a mesma pergunta a um hindu, ele dirá que não sabe, pois dos 33,000,000 de deuses (isso mesmo, trinta e três milhões de deuses) que existem no Hinduismo, é muito provável que haja alguns milhões deles que não esteja a venerar como convém.
Estas atitudes são previsíveis em adeptos desses movimentos religiosos, por pelo menos duas razões. Primeira: São religiões legalistas, isto é, que crêem e defendem que somos agradáveis diante da Divindade em função das nossas boas obras. Segunda: Estas religiões, e muitas outras, são de tal forma supersticiosas, que nelas até questões básicas como salvação são vistas misticamente.
E o cristão? Será que ele também navega no mesmo mar de incertezas em relação ao seu destino eterno? Com certeza não. Se há uma coisa de que o cristão nunca deve duvidar é o facto de ser salvo e a esperança de viver eternamente com Deus. Não pode haver dúvidas disso porque a salvação é dada gratuitamente pela fé (Ef 2.8,9), e essa dádiva é-nos dada exactamente "para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda." (1Jo 2.28).
Aliás, é contradição ser cristão e não ter certeza da sua salvação. É como dizer estar vivo, mas duvidar de que respira. Vamos algumas provas bíblicas:
"E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna." - 1Jo 5.11-13
"O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." - Rm 8.16,17
"para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." - Tt 3.7
"Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo" - Fp 3.20
Portanto, pode uma pessoa ter certeza de que vai para o céu? Sim. Quem é? O cristão!
#Gospelmahungu
Pelo progreso do gospel
Comentários
Enviar um comentário