Avançar para o conteúdo principal

VIDA DE UM CRISTÃO NA POLÍCIA DE MOÇAMBIQUE



 Uma entrevista ao Juventino Mandlaze

GM: Quem é Juventino?

JM: Juventino Mandlaze, é Jovem Cristão, Casado, pai, professor de música, compositor e Líder duma Banda evangélica ( Banda Fiel). Profissionalmente Polícia, exercendo funções de sonoplasta, pianista na Banda do centro de formação de polícias e Instrutor de campo na cadeira de Armamento e Tiro AT,( estudo de armas,suas leis,manuseio e praticas de tiro).

GM: Quando decide entrar na PRM?

JM: Tudo começa em 2014 quando o Presidente Guebuza, atribui equipamentos sonoros as unidades forças de defesa e segurança como forma de sua despedida no poder, a escola prática de polícia viu necessidade de recrutar jovens para o manuseio desses equipamentos, que por via de meu avô já falecido vieram até mim e fizeram me a proposta de ingresso as fileiras em Março.

Na altura não constituía se objectivo dele fazer parte da PRM e nunca lhe passava pela cabeça a ideia, de modo que nem imaginava-se vestido a “cizentinho” na altura facto que lhe fez resistir,mas nem com isso insistiram e até falaram com o seu pai que acabou lhe aconselhando a ir ver de perto de que se tratava. No mesmo capítulo liderava a Banda Fiel, partilhou  a proposta com o seu líder coordenador da Banda Pr Francisco Matine, que por sua vez orou bastante até que veio a revelação Divina, um dia lhe liga e informa lhe que devia entrar nas fileiras pois a uma porta escancarada que Deus abriu pra ele, daí que acabou abraçando a ideia embora com dúvida, pouco de dois meses foi para ver e perceber de que se tratava daí que muito rápido nasceu a paixão por servir o Estado por via PRM pelas seguintes razões:

1- A organização conjunta do homem, objectivos comuns;

2- Ver o sofrimento de homens e mulheres, que desejam servir, mas para pouco ganhar mas mesmo assim felizes.

 Daí decidiu dar vida para o povo.

GM: O que lhe motivou a alinhar nas fileiras?

 JM: O que lhe motivou a entrar é saber que o serviço não ofuscaria o seu talento e continuaria a tocar pra Deus, visto que a proposta era para se formar como polícia, para associar se ao salário tocando.

 GM: Como é ser cristão e ser polícia?

 JM: É um desafio muito espinhoso, porque está profissão as vezes trás LHES  situações de personalidade dupla, isto é, é preciso saber ser e estar para gerir as diversas situações que a profissão trás, como cristãos é preciso agir com sabedoria e em 100% na legalidade. De realçar que existem instrumentos legais que neles estão plasmados as diretrizes das ações policiais lembrando se que todas leis Deus permitiu que existissem válidas para a instituição, mas nem todas são válidas para diante dEle assim sendo é preciso ter discernimento pra melhor agir.

 GM: Como ser diferente ou polícia diferenciado (cristão) numa sociedade  onde a polícia é vista como corrupta, sem escrúpulos entre outros estereótipos?

 JM: A diferença, é sempre seguir as normas legais, o que a maioria não faz,

tratando de trabalho conjunto abster se sempre em actos desviantes.

 GM: O que achas que na polícia ou centros de formação policial devia mudar ?

 JM: A direção da ética deviam edificar os homens não só com regulamentos institucionais mas sim também com a Bíblia, como forma de educar os homens a temer a Deus pois onde não há Deus não há ética  digo isto porque, na PRM existem áreas educacionais, mas estão limitados a cultura e tradição étnica e a tradição Cristão é singular.

 GM: Aconselhas cristãos a seguir esta carreira?

 JM: Podem sim cristãos ser Polícias, como qualquer outra profissão a PRM tem regras diretrizes de seu funcionamento, mas para a melhor aplicação desta área é preciso ter Deus como principal guia, visto que nessa caminhada enfrenta se delinquentes, marginais de alto nível que obriga se o uso de arma de fogo, deve ser aplicada em legalidade sobre tudo para defesa própria e de outrem e não para ferir ou tirar a vida doutro.

 Muito obrigada pela entrevista

 Gospel Mahungu

Maputo aos 29 de Outubro de 2021

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

Sidney Motice: Jovem Cristão que Inspira a Nova Geração com Evangelização e Empreendedorismo

Sidney Motice, jovem moçambicano, cristão, estudante e empreendedor, tem se destacado na sociedade não só pelo seu talento empresarial, como CEO da empresa “Mais Vendas Motice”, mas também pela sua dedicação à obra de Deus, através da evangelização. Desde 2022, Sidney tem liderado programas de evangelização com o objetivo de alcançar mais almas para Cristo e incentivar outros jovens a se envolverem na missão de pregar o Evangelho. Para ele, a juventude tem um papel fundamental na expansão do Reino de Deus.  “Ainda não começamos. O mundo não espera a vinda de Cristo, o mundo espera a manifestação da Igreja e a Igreja espera a vinda de Cristo! Vamos pregar a palavra de Deus, fomos chamados para cumprir o IDE.” – afirmou Sidney, citando Marcos 16:15. Com uma visão ousada, o jovem revelou que o seu maior sonho é falar de Jesus em todo Moçambique e até aos confins da terra, impactando vidas através da palavra de Deus. Além do compromisso espiritual, Sidney Motice tem se posicionado como uma...

Os dez cantores mais populares de Moçambique

Conheça os cantores de música gospel moçambicano mais destacados A nossa equipa hoje decidiu preparar uma lista de (10) dez cantores mais popular da música gospel moçambicana. Em Moçambique o género de música gospel ainda encontra-se numa fase embrionária, contudo vários são cantores que tenta a todo custo firmarem-se neste mercado em fase de crescimento o que constitui uma oportunidade. Mas o maior desafio que os cantores encontrem é a falta ou a existência de poucos programas televisivos deste género, em Moçambique apenas  existe  só  um programa gospel e que pela ironia só está no canal da Televisão de Moçambique, (TVM). “Ressonâncias” é o único programa nacional que tem-se dedicado na promoção de música e cantores gospel nacional. Também importa realçar que Moçambique conta com três (3) canais televisivos exclusivamente evangélicas. Enfim, vamos a lista por n ó s seleccionada, esta lista não obedece nenhum estudo feito apenas sendo uma sequência feita...