#FalaPastorAlbino
TEMA: MÉTODO ANTICONCEPCIONAL E PREVENTIVOS: SERÁ QUE CRISTÃOS PODEM USAR ESTES MÉTODOS?
Por: Pastor e teólogo Albino Manguene
Segundo os especialistas Métodos anticoncepcionais ou contraceptivos são técnicas que previnem a gravidez indesejada. Eles podem ser de barreira, hormonais, comportamentais e definitivos. E os métodos preventivos tem como função evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/sida e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
Temos que deixar claro que a bíblia condena o aborto (Ex 20:13; Gn 9:5,6; Mt 19:18; Mc 10:19; Lc 18:20; Rm 13:9; Tg 2:11). Apesar de não haver uma indicação direta, usamos o princípio de “e coisas semelhantes a estas" Gl 5:21.
Mas cientificamente falando para que haja aborto é necessário que já tenha se desenvolvido um feto, antes disso não há como se considerar aborto, porque a vida inicia quando a fecundação produz um feto, o feto já é uma vida na sua fase de formação ou embrionária. Por isso abortar é interromper aquela vida de se desenvolver ainda mais.
Se o método anticoncepcional não for abortivo, a Bíblia não é contra ele. Vejamos por exemplo o caso da pílula e o preservativo, elas impedem a fecundação, não é um aborto porque não ocorreu a fecundação ou seja não existe nenhum feto ainda, a Bíblia é contra o aborto.
Qual é o propósito de sexo?
Certamente que um dos propósitos é procriar, mas esse não é o único propósito, visto que a procriação depende também do estado ou período fértil de uma mulher, o desejo pelo sexo é constante não depende do período fértil de uma mulher mas mesmo assim se mantém relações e as pessoas não engravidam, então a procriação não deve ser visto como a única finalidade do sexo.
Como afirmam alguns teólogos “ As Escrituras não são contra o prazer sexual e também não é contra uma pessoa que está usando um método anticoncepcional para manter relações sexuais sem ter como objetivo fazer filhos, pois o sexo é importante também para a comunhão, intimidade e satisfação do casal.”
Portanto sexo não é apenas para procriar apesar de ser um dos propósitos o sexo é para proporcionar momento de intimidade e comunhão entre o casal dai que o Apóstolo Paulo disse: “O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.” 1 Coríntios 7.3-5 no pensamento de que um casal deve proporcionar esse momento de prazer um para o outro.
Atenção!
Esses métodos são reservados só e exclusivamente para cristãos casados que queiram evitar uma gravidez para um melhor tempo segundo as suas condições ou controlar o número de filhos afinal de contas “ninguém é máquina de fazer filhos, e devemos ter o que dar a esses filhos, por isso, não vamos andar a dar filhos como se fossemos animais irracionais para depois deixa-los sofrer”.
Para os não casados tendo em mente que o sexo é depois de casamento não é recomendado porque não vão usar mesmo, então que deixemos os que estão na condição própria usar e nos conservemos até ao casamento.
#GospelMahungu
Pelo progresso do gospel
Comentários
Enviar um comentário