Avançar para o conteúdo principal

OS IMPACTOS NEGATIVOS E POSITIVOS DE CORTE DO COMUNHÃO

 



 Por: Pastor e Teólogo Albino Manguene

“Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé.” Tito 1.13

Cortar comunhão ou descomungar  é a remoção formal de um membro de uma igreja das suas funções dentro de um período determinado por prática de pecado que atente a sua vida espiritual e pode por em causa o temor e a santidade dos demais membros da Igreja.  

Objetivos de corte do comunhão.

1. Disciplinar o infrator (Pv 13:18);

2. Restaurar o irmão na fé (2ª Tm 2:25);

3. Para que haja temor na igreja  (1ª Tm 5:20).

Níveis de corte de  comunhão.

a) Repreensão pessoal (1ª Ts 5:14; Mt 18:15)

A essência é que o corpo de Cristo ministra uns aos outros por tanto uma falta ou infração de um irmão oque viveu ou teve conhecimento tem a responsabilidade de Repreende-lo nessa caso uma advertência.  

b) Repreensão com testemunhas (Mt 18:16);

Ocorre quando a pessoa insiste em continuar no pecado mesmo depois de ter sido advertido solicita se uma repreensão com testemunha.  

c) Repreensão pública (Mt 18:17)

Frustradas as tentativas anteriores agora deverá ser repreendido ou corrigido publicamente com o conhecimento da Igreja.  

d) Exclusão (Mt 18:17 1ª Co 5.9-13).

Se mesmo depois da repressão pública não mudar deve ser excluído para não contaminar os demais e não servir de mau exemplo para a igreja.

Esse é o princípio ensinado por Jesus, a repressão pública implica a suspensão das suas atividades por um período para ser submetido ao processo de restauração nas duas anteriores trata-se de uma simples advertência na expectativa de que foi por um lapso rapidamente pode se corrigir.

Importante!

Excluir não significa proibir a pessoa de vir a Igreja, mas sim deixar de reconhecê-la membro ou  como parte do corpo da Igreja, e isto envolve deixar de se relacionar (Tt 3.10,11), de ter comunhão com a pessoa. Apóstolo Paulo esclarece que: “com o tal nem ainda comais”.  

“Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado. Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão.” (2ª Ts 3.14,15)

 

Impactos positivos.  

· Haverá ordem e decência dentro da Igreja (1ª Co 14:40);

· Haverá temor de Deus e das coisas de Deus (1ª Tm 5:20);

· Será restaurado um irmão para comunhão com Deus (Jr 15:19).

Impactos negativos.

· Caso seja mal aplicado no lugar de restaurar pode matar o irmão na fé (1ª Jo 3:15);

· Pode provocar descontentamento dos demais membros da Igreja;

· Pode fazer com que a autoridade do líder seja questionado, ou melhor tido como um autoritário;

Portanto, é necessário que esse processo seja feito com amor e mansidão (2ª Tm 2:25; Ef 4:2).

 #GospelMahungu

Pelo progresso de Gospel

 

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

Sidney Motice: Jovem Cristão que Inspira a Nova Geração com Evangelização e Empreendedorismo

Sidney Motice, jovem moçambicano, cristão, estudante e empreendedor, tem se destacado na sociedade não só pelo seu talento empresarial, como CEO da empresa “Mais Vendas Motice”, mas também pela sua dedicação à obra de Deus, através da evangelização. Desde 2022, Sidney tem liderado programas de evangelização com o objetivo de alcançar mais almas para Cristo e incentivar outros jovens a se envolverem na missão de pregar o Evangelho. Para ele, a juventude tem um papel fundamental na expansão do Reino de Deus.  “Ainda não começamos. O mundo não espera a vinda de Cristo, o mundo espera a manifestação da Igreja e a Igreja espera a vinda de Cristo! Vamos pregar a palavra de Deus, fomos chamados para cumprir o IDE.” – afirmou Sidney, citando Marcos 16:15. Com uma visão ousada, o jovem revelou que o seu maior sonho é falar de Jesus em todo Moçambique e até aos confins da terra, impactando vidas através da palavra de Deus. Além do compromisso espiritual, Sidney Motice tem se posicionado como uma...

BIOGRAFIA DE VENÂNCIO ANTÓNIO BILA MONDLANE

BIOGRAFIA DE VENÂNCIO ANTÓNIO BILA MONDLANE Venâncio António Bila Mondlane nasceu a 17 de Janeiro de 1974, no distrito de Lichinga, província de Niassa, Moçambique. É engenheiro florestal, activista social e bancário de profissão, com uma trajectória marcante como político, deputado e líder cívico-cultural. FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. PERCURSO PROFISSIONAL 2000-2002 : Especialista em elaboração e implementação de normas internacionais de certificação de produtos florestais pela Société Générale de Surveillance (SGS), multinacional suíça. 2002-2020 : Técnico sénior no Millennium Bim, especializado em análise económico-financeira de grandes empresas, operações de crédito e grandes investimentos. 2000-2004 : Docente de Física, Matemática e Química nas Escolas Secundárias Zedequias Manganhela e Maxaquene. PERCURSO POLÍTICO 2024 : Candidato presidencial à Repú...