O coral Anjos do Apocalipse, é um coral de carácter cultural constituído por jovens amantes da música coral, e tem como objectivos gerais a divulgação de actividades culturais, especificamente na expressão artística de canto coral, dirigindo a sua acção à protecção e divulgação desta expressão artística a nível nacional e internacional e prossegue os objectivos tais como:
a. Evangelizar e expandir a palavra de Deus através do canto;
b. Elevar a cultura moçambicana na área do canto;
c. Investigar e divulgar os ritmos tradicionais moçambicanos;
d. Identificar projectos, sobretudo, de carácter educativo e formativo no campo da divulgação cultural;
e. Usar o canto coral como meio de disseminação de mensagens sobre o apelo à preservação da paz, prevenção de doença tais como malária, cólera, tuberculose, HIV/SIDA, entre outras;
f. Estabelecer parcerias com o sector público e privado com vista a uma melhor planificação e projecção do desenvolvimento do canto coral;
g. Estabelecer e desenvolver acções de intercâmbio de ideias e experiências com organizações congéneres nacionais e internacionais com vista à mais perfeita execução dos seus objectivos.
O Anjos do Apocalipse, surge no ano de 2008, com a junção de dez jovens amigos que se dedicavam ao canto nos seus tempos livres. Daí cada um deles teve a missão de convidar a outros jovens interessados para fazerem parte do coro, dificuldades São as que mais tiveram pós a causa não era assumida com responsabilidade por parte dos membros, dado este que fez com que este deixasse de existir.
No inicio de 2012 o actual maestro *Fabito de Jesus* recebe uma proposta do então maestro Paulo Nungo para a reactivação do coral Anjos do Apocalipse, proposta bem acolhida pelo maestro, onde o maior desafio foi de divulgar o início das actividades após a sua paralisação por um período de três anos, que consistiu na realização de vários Concertos Musicais, onde o maior espectador era os grupos corais convidados. Ainda em 2012, concorre para a 5ª edição do FEST COROS, um programa de canto coral (concurso) produzido e realizado pela STV, infelizmente precocemente o grupo foi eliminado, vendo desta feita o sonho de inserir o grupo na praça moçambicana indo a baixo.
Mas, porque neles reina o espiríto de a todo custo alcançarem os objectivos continuaram a trabalhar cada vez mais, e no mesmo ano participou no concurso de canto coral realizado e produzido pela RM – (Rádio Moçambique) ‘’KENGUELEKEZE’’ e sagrou-se um dos grupos vencedores com o prémio REVELAÇÃO, graças pela esta vitória ganhou uma visibilidade perante os amantes da música gospel, pela aposta em participações em vários concertos e cultos religiosos, também em casamentos e em muitas actividades que visavam a divulgação da sua existência.
Em 2014 realiza-se a 7ª edição do Festcoros, decidiu mais uma vez concorrer, mesmo não tendo nenhum fundo para custear a sua continuidade no programa, pois é sobejamente sabido que o voto público detém 60% contra os 40% do jurado. Gala pós gala iam surpreendendo com o fedback do público, especialmente dos fãs e seguidores, segundo estatísticas feita pela produção do programa o Anjos do Apocalipse foi eleito o melhor grupo da 7ª edição/2014 por ter arrecadado várias vezes a pontuação máxima do júri, nota “10”.
Ainda no âmbito do Festcoros 2014, a Celebrity Produções, proprietária da Revista ‘’MOZCELEB’’ entra em contacto com o grupo para a produção artística da cantora Skalled, este foi o momento mais alto para o grupo, já eram indícios de que o seu trabalho estava sendo visto e apreciado, porque o trabalho estava sendo bem feito, diariamente o grupo recebe vários contactos do sector público-privado para participação (actuação) em vários fóruns.
O seu maior objectivo ao participar no Festcoros não era o prémio, mas sim a consolidação do seu nome como coral de referência a nível da cidade de Maputo e Matola, graças a Deus conseguiu esta façanha. Cai o pano do Festcoros, o coral Anjos do Apocalipse é consagrado detentor do 3° lugar com um valor monetário de 50.000,00mt, graças ao apoio do público e especialmente da Celebrity Produções.
Cinco meses depois o Anjos do Apocalipse realiza um concerto musical que teve lugar no dia 12 de Dezembro de 2014 no Teatro Avenida, com a participação especial dos músicos: Aniano Tamele, o duo Willy & Aníbal, Abel Laste, o coral Esperança da IPM, e coral Voz de Jerusalém. a sala esteve repleta de gente que vinha testemunhar o seu trabalho, a imprensa também esteve lá para cobertura do evento, dado pouco comum para concertos de música gospel no país.
O ano 2015 também foi recheado por varias realizações a destacar participação nas cerimónias da Celebração dos 40 anos da independência, tendo sido o maestro indicado como responsável pelos 5 grupos corais, a destacar o coral Roberty Gray e coral da Policia Municipal, que fizeram fusão para formação de um e único corro.
O grupo também participou na produção do hino dos Jogos Desportivos da CPLP, e tem desfilado a sua classe em vários programas radiofónicos e televisivos. Ainda em 2015 iniciou o processo da legalização do coral para que este seja uma Associação reconhecida pelo estado, e passará a ser ASSOCIAÇÃO CULTURAL ANJOS DO APOCALIPSE. Acto que ganhou corpo em Outubro de 2017.
Também foi um marco histórico a participação do grupo na Cimeira dos chefes de Estado da SADC, onde foi notória a satisfação por parte destes pelo trabalho realizado nesta efeméride, o que valeu o convite pelo alto comissário do Botswana em Moçambique convidar Anjos do Apocalipse para participar do 50° aniversário daquele País membro da SADC.
Entre os dias 23 a 29 de Agosto de 2016 o grupo participou na qualidade de convidado do Ministério da Cultura e Turismo, no IX – Festival Nacional da Cultura que teve lugar nas cidades da Beira e Dondo respectivamente durante cinco dias, esta participação foi um grande instrumento pois permitiu o intercâmbio com os artista de todo o país, ainda na cidade da Beira inaugurou o estúdio da casa Provincial da cultura com o presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, tendo sido destacado Anjos do Apocalipse o único coral para fazer as suas gravações. Neste momento o Anjos do Apocalipse, trabalha directamente com a CIGENI – Comissão Inter-ministerial para Grandes Eventos Nacionais e Internacionais, ainda em 2016 teve um grande marco ao participar das cerimónias centrais dos 30 anos da morte do Presidente Samora Machel.
São várias participações com artistas renomados que o coral anjos do Apocalipse vem acompanhando artistas da praça em participações musicais e ou vídeos clipes destacar: Aniano Tamele, Roberto Chitsondzo; Miss Diy, duo Willy & Aníbal; Tima; Liloca; Gunias entre outros.
Actualmente a ACAAP tem as suas maiores participações em grandes eventos nacionais e internacionais quer do sector público e privado.
Visão
Ser um grupo de referência no canto coral em Moçambique destacando se pelo profissionalismo e elevando o grau de competência dos seus membros;
Missão
Pesquisar e divulgar ritmos culturais moçambicanos com interesse de contribuir na promoção e elevação da cultura nacional
Valores
Dedicação, compromisso, solidariedade e ética.
Comentários
Enviar um comentário