Avançar para o conteúdo principal

Associação Cultural Anjos do Apocalipse


Associação Cultural Anjos do Apocalipse
Ou simplesmente 
 CORAL ANJOS DO APOCALIPSE



O coral Anjos do Apocalipse, é um coral de carácter  cultural constituído por jovens amantes da música coral, e tem como objectivos gerais a divulgação de actividades culturais, especificamente na expressão artística de canto coral, dirigindo a sua acção à protecção e divulgação desta expressão artística a nível nacional e internacional e prossegue os objectivos tais como:
a.    Evangelizar e expandir a palavra de Deus através do canto;
b.    Elevar a cultura moçambicana na área do canto;
c.    Investigar e divulgar os ritmos tradicionais moçambicanos;
d.    Identificar projectos, sobretudo, de carácter educativo e formativo no campo da divulgação cultural;
e.    Usar o canto coral como meio de disseminação de mensagens sobre o apelo à preservação da paz, prevenção de doença tais como malária, cólera, tuberculose, HIV/SIDA, entre outras;
f.     Estabelecer parcerias com o sector público e privado com vista a uma melhor planificação e projecção do desenvolvimento do canto coral;
g.    Estabelecer e desenvolver acções de intercâmbio de ideias e experiências com organizações congéneres nacionais e internacionais com vista à mais perfeita execução dos seus objectivos.

O Anjos do Apocalipse, surge no ano de 2008, com a junção de dez jovens amigos que se dedicavam ao canto nos seus tempos livres. Daí cada um deles  teve a missão de convidar a outros jovens interessados para fazerem parte do coro, dificuldades  São as que mais tiveram pós a causa não era assumida com responsabilidade por parte dos membros, dado este que fez com que este deixasse de existir.

No inicio de 2012 o actual maestro *Fabito de Jesus* recebe uma proposta do então maestro Paulo Nungo para a reactivação do coral Anjos do Apocalipse, proposta bem acolhida pelo maestro, onde o maior desafio foi de divulgar o início das actividades após a sua paralisação por um período de três anos, que  consistiu na realização de vários Concertos Musicais, onde o maior espectador era os grupos corais convidados. Ainda em 2012, concorre para a 5ª edição do FEST COROS, um programa de canto coral (concurso) produzido e realizado pela STV, infelizmente precocemente o grupo foi eliminado, vendo desta feita o sonho de inserir o grupo na praça moçambicana indo a baixo.
Mas, porque  neles reina o espiríto de  a todo custo alcançarem os  objectivos continuaram a trabalhar cada vez  mais, e no mesmo ano participou no concurso de canto coral realizado e produzido pela RM – (Rádio Moçambique) ‘’KENGUELEKEZE’’ e sagrou-se um dos grupos vencedores com o prémio REVELAÇÃO, graças pela esta vitória ganhou uma visibilidade perante os amantes da música gospel, pela aposta em participações em vários concertos e cultos religiosos, também em casamentos e em muitas actividades que visavam a divulgação da sua existência.


Em 2014 realiza-se a 7ª edição do Festcoros, decidiu mais uma vez concorrer, mesmo não tendo nenhum fundo para custear a sua continuidade no programa, pois é sobejamente sabido que o voto público detém 60% contra os 40% do jurado. Gala pós gala iam surpreendendo com o fedback do público, especialmente dos fãs e seguidores, segundo estatísticas feita pela produção do programa o Anjos do Apocalipse foi eleito o melhor grupo da 7ª edição/2014 por ter arrecadado várias vezes  a pontuação máxima do júri, nota “10”. 

Ainda no âmbito do Festcoros 2014, a Celebrity Produções, proprietária da Revista ‘’MOZCELEB’’ entra em contacto com o grupo para a produção artística da cantora Skalled, este foi o momento mais alto para o grupo, já eram indícios de que o seu trabalho estava sendo visto e apreciado, porque o trabalho estava sendo bem feito, diariamente  o grupo recebe vários contactos do sector público-privado para participação (actuação) em vários fóruns.
O seu maior objectivo ao participar no Festcoros não era o prémio, mas sim a consolidação do seu nome como coral de referência a nível da cidade de Maputo e Matola, graças a Deus conseguiu esta façanha. Cai o pano do Festcoros, o coral Anjos do Apocalipse é consagrado detentor do 3° lugar com um valor monetário de 50.000,00mt, graças ao apoio do público e especialmente da Celebrity Produções.
Cinco meses depois o Anjos do Apocalipse realiza um concerto musical que teve lugar no dia 12 de Dezembro de 2014 no Teatro Avenida, com a participação especial dos músicos: Aniano Tamele, o duo Willy & Aníbal, Abel Laste, o coral Esperança da IPM, e  coral Voz de Jerusalém. a sala esteve repleta de gente que vinha testemunhar o seu trabalho, a imprensa também esteve lá para cobertura do evento, dado pouco comum para concertos de música gospel no país.


O ano 2015 também foi recheado por varias realizações a destacar participação nas cerimónias da Celebração dos 40 anos da independência, tendo sido o maestro indicado como responsável pelos 5 grupos corais, a destacar o coral Roberty Gray e coral da Policia Municipal, que fizeram fusão para formação de um e único corro.

O grupo também participou na  produção do hino dos Jogos Desportivos da CPLP, e tem desfilado a sua classe  em vários programas radiofónicos e televisivos. Ainda em 2015 iniciou o processo da legalização do coral para que este seja uma Associação reconhecida pelo estado, e passará a ser ASSOCIAÇÃO CULTURAL ANJOS DO APOCALIPSE.  Acto que ganhou corpo em Outubro de 2017.                                                                                                                                        

                                                                                                                                                    
Também foi um marco histórico a participação do grupo na Cimeira dos chefes de Estado da SADC, onde foi notória a satisfação por parte destes pelo trabalho realizado nesta efeméride, o que valeu o convite pelo alto comissário do Botswana em Moçambique convidar Anjos do Apocalipse para participar do 50° aniversário daquele País membro da SADC.

Entre os dias 23 a 29 de Agosto de 2016 o grupo participou na qualidade de convidado do Ministério da Cultura e Turismo, no IX – Festival Nacional da Cultura que teve lugar nas cidades da Beira e Dondo respectivamente durante cinco dias, esta participação foi um grande instrumento pois permitiu o intercâmbio com os artista de todo o país, ainda na cidade da Beira inaugurou o estúdio da casa Provincial da cultura com o presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, tendo sido destacado Anjos do Apocalipse o único coral para fazer as suas gravações. Neste momento o Anjos do Apocalipse, trabalha directamente com a CIGENI – Comissão Inter-ministerial para Grandes Eventos Nacionais e Internacionais, ainda em 2016 teve um grande marco ao participar das cerimónias centrais dos 30 anos da morte do Presidente Samora Machel.

São várias participações com artistas renomados que o coral anjos do Apocalipse vem acompanhando artistas da praça em participações musicais e ou vídeos clipes destacar: Aniano Tamele, Roberto Chitsondzo; Miss Diy, duo Willy & Aníbal; Tima; Liloca; Gunias entre outros.
 Actualmente a ACAAP tem as suas maiores participações em grandes eventos nacionais e internacionais quer do sector público e privado.

Visão
Ser um grupo de referência no canto coral em Moçambique destacando se pelo profissionalismo e elevando o grau de competência dos seus membros;

Missão
Pesquisar e divulgar ritmos culturais moçambicanos com interesse de contribuir na promoção e elevação da cultura nacional

Valores
Dedicação, compromisso, solidariedade e ética.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conheça a lista dos Apóstolos e profetas Moçambicanos

  A equipa do Gospel Mahungu preparou    o presente artigo para apresentar-te a lista dos profetas e apóstolos mais dinâmicos de Moçambique, ministros esses que tem impactado Moçambique e além em fronteiras entre criticas e palavras de aprecio assim vai o evangelho. Brevemente actualizaremos como mais homens de Deus. Apostólo   Luís Betuel Maposse (Luís Maposse) Apostólo  O nório Cutana Profeta Joel Williams Pastor James MK Apostólo  Danny Timane Apostólo  Lourenço Fole Gospel Mahungu Pelo Progresso do gosepel

Sidney Motice: Jovem Cristão que Inspira a Nova Geração com Evangelização e Empreendedorismo

Sidney Motice, jovem moçambicano, cristão, estudante e empreendedor, tem se destacado na sociedade não só pelo seu talento empresarial, como CEO da empresa “Mais Vendas Motice”, mas também pela sua dedicação à obra de Deus, através da evangelização. Desde 2022, Sidney tem liderado programas de evangelização com o objetivo de alcançar mais almas para Cristo e incentivar outros jovens a se envolverem na missão de pregar o Evangelho. Para ele, a juventude tem um papel fundamental na expansão do Reino de Deus.  “Ainda não começamos. O mundo não espera a vinda de Cristo, o mundo espera a manifestação da Igreja e a Igreja espera a vinda de Cristo! Vamos pregar a palavra de Deus, fomos chamados para cumprir o IDE.” – afirmou Sidney, citando Marcos 16:15. Com uma visão ousada, o jovem revelou que o seu maior sonho é falar de Jesus em todo Moçambique e até aos confins da terra, impactando vidas através da palavra de Deus. Além do compromisso espiritual, Sidney Motice tem se posicionado como uma...

Os dez cantores mais populares de Moçambique

Conheça os cantores de música gospel moçambicano mais destacados A nossa equipa hoje decidiu preparar uma lista de (10) dez cantores mais popular da música gospel moçambicana. Em Moçambique o género de música gospel ainda encontra-se numa fase embrionária, contudo vários são cantores que tenta a todo custo firmarem-se neste mercado em fase de crescimento o que constitui uma oportunidade. Mas o maior desafio que os cantores encontrem é a falta ou a existência de poucos programas televisivos deste género, em Moçambique apenas  existe  só  um programa gospel e que pela ironia só está no canal da Televisão de Moçambique, (TVM). “Ressonâncias” é o único programa nacional que tem-se dedicado na promoção de música e cantores gospel nacional. Também importa realçar que Moçambique conta com três (3) canais televisivos exclusivamente evangélicas. Enfim, vamos a lista por n ó s seleccionada, esta lista não obedece nenhum estudo feito apenas sendo uma sequência feita...