Sede do Distrito de Chongoene, Província de Gaza
Nota de imprensa
No passado dia 22 de Outubro de 2022, realizou-se, na Província de Gaza, a primeira edição do Chongoene Gospel Festival. A iniciativa musical organizada pela cantora Ilú, em parceria com o Governo do Distrito de Chongoene, com a Casa Provincial da Cultura de Gaza e com o Conselho Cristão de Moçambique, juntou, no mesmo espaço, artistas e público provenientes de vários pontos do país e do mundo, com o objectivo de louvar e dar graças a Deus.
Conforme a previsão da programação, por um lado, a edição de estreia do Chongoene Gospel Festival teve um carácter social, o que, com efeito, incluiu acesso livre a todos os interessados em assistir aos concertos.
Por outro lado, o Chongoene Gospel Festival teve um carácter solidário, o que animou ao público a participar em doações voluntárias de bens ou produtos não perecíveis a uma instituição de caridade da Província de Gaza.
De igual modo, o evento que se realizou ao longo de nove horas, entre 10h e 19h, contemplou ainda uma série de actividades gratuitas em prol do bem-estar das pessoas. Assim, antes dos concertos musicais, a organização incluiu no espaço do Festival uma feira de saúde, de gastronomia, de produtos e serviços diversos, sempre com acesso livre a todos os expositores.
Na edição inaugural, concretamente, o Festival realizou-se no recinto da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes de Chongoene (Igreja Católica), quer com apoio de familiares, amigos e colegas da cantora gospel Ilú, quer com o apoio de várias entidades individuais, como padres, pastores, irmãos em Cristo e artistas gospel.
Entre as personalidades que se uniram pelo sucesso do Festival, destacam-se o Bispo Emérito da Diocese dos Libombos (Igreja Anglicana), Dom Dinis Sengulane, e a Directora das Indústrias Culturais e Criativas, Matilde Muhocha.
Não obstante o apoio individual das personalidades moçambicanas, houve ainda apoios institucionais da própria Paróquia de Nossa Senhora de Lurdes de Chongoene, da Kaunda Eventos, LS Design, TV Limpopo, Coca - Cola, Instituto de Comunicação Social (ICS), Rádio Xai-Xai, TVM – Delegação de Gaza, Rádio Moçambique – Delegação de Gaza, e UniSave.
À primeira edição do Chongoene Gospel Festival foram convidados 18 artistas nacionais que cantaram para 5 mil pessoas. A lista de artistas incluiu Ilú, Pe Ercílio Manhique, Laura Monde, Ana Felicidade, Aida Nguenha, Brother Peter, Bikiza, Zamani Thomas, Raimundo Sive (Maputo), Minister Situnya, Mussagy Daugy, Ruth Macaringue (Xai-Xai), DJ Vasco, Minister Cláudio, Milda Boca (Chóquè), Neto Maluleque (Manjacaze), Telma Macuácua (Chongoene) e a Banda Lilhampfu.
Ainda no evento, um grupo de 12 crianças cantou a música do festival e outro de seis crianças bailarinas acompanhou alguns artistas.
Maputo, 25 de Outubro de 2022
Comentários
Enviar um comentário