Teve lugar no passado dia 23 de Setembro o festival Gospel no Maputo.Começou o tão esperado festival gospel pelas 17h no Estádio Nacional de Zimpeto de uma forma excepcional com a ministração ada palavra pelo Pastor Benjamin que abençoou o local, e um o grupo de dança contemporânea adorou a Deus com o seu corpo nos levando a perceber que a Deus não se louva apenas com cânticos mas também com a dança.
A sua coreografia nos levou a estar em sintonia com o Divino.
De seguida subiu no palco o icónico Alfa Thulana com a sua banda trazendo as músicas "Buya mamana e Moya wanga khensa" que levou o público a dançar e cantar as suas músicas.
Depois foi a vez da Princess Sophie que cantou e encantou-nos também com o "look belíssimo que valoriza a mulher moçambicana e cantando o seu hit" Deus é tão bom e de seguida a Mandjely Nhatelo subiu no palco para cantar juntamente com a Sophie a musica "Naku Rhandza" que fez o público se envolver na adoração e comoção ao espírito Santo.
Vimos também Shoi que com a sua voz nos encantando ao som da sua música na voz angelical.
De seguida o palco foi tomado pelo "rugir" das guitarradas comandadas pelo baixista moçambicano Isaac que trouxe uma musicalidade deferencial no local.
Uma vez que estávamos na festa não podia faltar o Edson Mahotas que cantou a música" É festa" que levou o público a celebrar o momento.
A atmosfera foi transformado, com a chegada do Lázaro Sampaio que levou a público a adorar e louvar a Deus com às suas duas músicas impactantes.
Para fazer jus ao seu nome Ana Felicidade, espalhou Felecidade no local e provou-nos que a Deus podemos adorar no estilo Reagge a música "komelela e colocou todos em pé com a música "lava va thirhelaka Hehova" música essa que levou o público ao delírio, diga-se uma das melhores performances do dia.
Jozz Yunn, elevou- nos a outra atmosfera de adoração com a música "Le tilwene e "xikhongelo" impactou o público cantando a música do Raimundo Sive trazendo a sua marca na música.
Focus Man fez a malta toda pular e cantar ao som das suas músicas, e o público exigiu e cantou "Swa Lunga" e deixou uma palavra em 5 minutos que activou ainda mais a fé do público com a história da mulher samaritano.
Depois de nos embebedarmos com o hip hop voltamos a mergulhar na adoração com o cantor que as suas músicas são uma intercessão, como a música "Va Tamela" que é uma oração pedindo a Deus para guardar os seus servos que dedicam a sua vida a Obra. O público envolveu-se de tal forma que mergulhou na oração com o cantor Bikiza.
O Artista que nunca falta a concertos desta magnitude fez o estádio pegar fogo medley introdutório a citar "A hi pelene, Famba e outros, o diabo insurgiu-se e houve corte de corte momentânea, mesmo assim Matavel não parou e animou o público e o relógio já lutava contra ele e foi chamado para descer, mas o público queria dizer "Ebenezer" e gritou exigindo que ele voltasse ao palco e assim foi Ebenezer foi executado.
A figura do cartaz subiu ao palco pontualmente 21:30, o sul africano Ayanda Ntanzi, cantando a música Grace, mas foi a música "Nguena" que fez todo mundo vibrar e cantar junto em fez uma excelente apresentação de 30 minutos.
Ayanda ficou maravilhado com o público e prometeu que em breve ( precisamente próximo ano voltaria para Moçambique e levaria mais cantores com ele).
A terminar, vale a pena dizer que o festival gospel no Zimpeto foi fenomenal e único, e vale ressaltar que os artistas nacionais estão capacitados para em breve serem figura de cartaz de grandes eventos como este e mais.
Não digo muito sobre o Ayanda porque pouco conheço do seu trabalho e carreira, não estou com isso a menosprezar o seu trabalho, mas dizer daqui alguns tempos não precisaremos de um artista estrangeiro para lotar o Estádio Nacional, pois, Moçambique possuí adoradores excelentes que fazem as coisas acontecerem.
Realçar que depois da actuação da Ayanda, ele, convidou o visionário de projeto e Director da L Produções, Celso Fumo para tomar a palavra e ele agradeceu o público e parceiros.
Revisão Gospel Mahungu
Gospel Mahungu
Pelo progresso do gospel
Comentários
Enviar um comentário